Você sabe quais são seus valores?

¨O homem vive, toma partido, crê numa multiplicidade de valores, hierarquiza-os e dá assim sentido à sua existência mediante opções que ultrapassam incessantemente as fronteiras do seu conhecimento efetivo.¨ – Jean Piaget

 

Vejo muitas pessoas utilizando ferramentas de autoconhecimento e quanto mais elas se conhecem, mais sofrem. Não deveria ser assim. A verdade liberta. É isso: a verdade sobre nós mesmos deveria ser libertadora.

 

Muitos entendem valores como características pessoais. Nós, Coaches, entendemos como os critérios que vão ajudá-lo a tomar decisões na vida.

 

Alguns valores são fáceis de reconhecer: honestidade, generosidade, tolerância. Outros são um pouco mais sutis, eu nunca definiria ¨amor pela beleza¨, por exemplo, como um valor. Meus ex namorados, por exemplo, nunca foram especialmente bonitos. Mas ao fazer um exercício o amor pela beleza veio como um critério forte para mim. E quando eu penso nas minhas escolhas no passado, vejo que isso teve um peso grande em minha vida, como a escolha do lugar para morar, e tudo o que veio com isso, pagar mais para morar num lugar melhor, guardar menos dinheiro etc.

 

Te proponho fazer um exercício agora: tire 5 minutinhos e pense sobre os seus valores. O que é importante pra você? Sem se julgar, sem pensar no julgamento alheio. Você quer que todos sejam tratados com justiça? Você é espontâneo? interessado? independente? perdoador? Liste pelo menos 20 valores, e lembre-se, não é o que você gostaria de ter, mas o que você efetivamente tem.

 

Depois, tente diminuir essa lista para 5 valores essenciais, primordiais. E por último, tente numerar estes 5 em ordem de prioridade. Como fazer isto? Tente pensar em algumas situações em que dois diferentes valores precisam ser usados. Você tem um emprego que oferece estabilidade, e outro que paga melhor (segurança, status). Qual dos dois você escolhe?

 

Vamos supor que você tenha como valores a criatividade e a segurança. Alguém te oferece um trabalho para pintar um mural externo, mas é no 30º andar de um prédio. O que tem um peso maior? Criar ou o risco?

 

Quando você tiver esta lista pronta, pense em como ela se aplica na sua vida. Que escolhas você fez no passado que refletem os seus valores? O que hoje pode estar te incomodando porque está indo contra eles? Que escolhas você pode fazer na sua vida para que ela reflita mais os seus valores? Como você pode trazê-los para diferentes áreas da sua vida (trabalho, relações, saúde, meio)?

E daí pra frente, sempre que você tiver uma decisão a tomar, pense nos seus valores. Respeite-se e seja mais feliz!

 


Dulcineia Sañtos é Life Coach, certificada pelo NeuroLeadership Group em Londres.

www.dulcineiasantos.com

adm

Write a Reply or Comment