Mas afinal, o que é Big Data?

O termo Big Data surgiu em 2005 com o Google, mas foi em 2008 que ele ganhou mais visibilidade, quando a plataforma Hadoop foi transformada em Open Source.

A expressão BIG DATA, se traduzida literalmente, significa GRANDES DADOS e, como próprio nome já diz, refere-se à um grande volume de dados a ser analisado.

A cada segundo, produzimos informações que, consequentemente, são transformadas em dados. Se analisados de maneira estratégica, os dados produzidos podem tornar-se informações relevantes para diversos negócios nos mais variados segmentos.

As técnicas de BIG DATA são particulares para cada cenário. Assim como qualquer tecnologia, é importante verificar se o negócio está preparado para analisar os dados e se eles vão ajudar a empresa no processo de decisão. Quando estruturada para a análise de dados, algumas corporações encontram a possibilidade de tomar decisões mais precisas e antes da concorrência, somente usando o BIG DATA.

Sabemos que o mercado é bastante competitivo e ter os processos de trabalho melhorados e obter insights sobre o comportamento dos consumidores, pode ser o divisor entre o sucesso e estagnação do negócio.

Para facilitar, veja o vídeo explicativo que separamos para vocês:

Fonte: Exame | Vídeo: Canaltech

infomev

Write a Reply or Comment