Como Big Data e IA estão mudando a experiência de comprar

Não é segredo que, hoje, os clientes esperam melhores serviços das empresas. Na década passada, empresas com experiência em tecnologia como Amazon, Uber e Netflix condicionaram os clientes a esperar um serviço personalizado e acessível sob demanda, por vários canais, que responda às suas necessidades naquele exato momento.

Assim, as empresas estão reagindo em vários setores. Para as melhores delas, não se trata apenas de um esforço para permanecer relevante para os clientes. Significa também encontrar novas oportunidades de negócios.

Para fornecer personalização e capacidade de resposta em qualquer escala, as organizações precisarão realmente se apoiar fortemente na automação e na inteligência artificial. Entretanto, essas ferramentas não são padronizadas e devem ser usadas com cuidado para atender às necessidades reais nos momentos importantes da experiência do cliente. O aprendizado de máquina e a inteligência artificial devem ser aplicados não para fazer algo gigantesco, mas para fazer centenas de pequenas coisas que agregam grande valor comercial.

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