✆  55 (11) 3382-1503    |   ⌧  comercial@infomev.com.br       

Cientista de Dados: Conheça as competências requisitadas no mercado de trabalho

Se você atua com grande volume de dados, pretende dar um UP na sua carreira e obter melhores colocações no mercado profissional, essas dicas foram desenvolvidas para você!

Atualmente, escuta-se falar, em quase todas as áreas das empresas o termo BIG DATA. Logo, as empresas e os executivos têm em suas mãos um grande desafio: encontrar profissionais especializados e cientistas de dados capazes de capturar, armazenar, gerenciar e analisar grandes volumes de dados  para usá-los de maneira estratégica e agregar ainda mais valor ao negócio.

O requisito básico de um cientista de dados é saber programação, ser capaz de criar modelos estatístico e ter o conhecimento e domínio apropriado de negócios. É imprescindível compreender as diferentes plataformas de Big Data e como elas funcionam.

Geralmente esses profissionais são formados em estatística, matemática ou ciências da computação. Porém um estatístico não necessariamente é um cientista de dados, afinal ele não manipula dados e sim os recebe, ou seja, não participa da etapa anterior.

O cientista de dados vai além, pois ele deve estar capacitado analiticamente para identificar informações de valor e fazer previsões de situações com base na tecnologia de Big Data. Precisa transformar tabelas de números em palavras e ser bom em comunicação para traduzir dados na linguagem dos negócios Ou seja, é um profissional que precisa reunir habilidades analíticas e de negócios para apresentar (e sugerir) as melhores ações.

Obviamente o profissional deve ter o perfil analítico, ser observador e criativo, além de possuir uma excelente capacidade de manipulação de softwares e ferramentas de análise. Fazer cursos de capacitação, workshops, entender a lógica de programação e manipulação de dados é essencial para ter o conhecimento necessário, além de participar de fóruns e grupos de discussão para entender metodologias utilizadas por outros profissionais.

Se você quer ser um cientista de dados admirado pelo mercado de trabalho, invista em capacitação profissional. Sem dúvida, é o melhor caminho para adquirir conhecimentos técnicos, que alinhados com o perfil criativo do profissional, torna-se  uma fórmula excelente que fará de você um profissional único e admirado.

Fonte: computerworld