Big Data e CRM – Qual a diferença?

Recentemente o site CANALTECH publicou um artigo sobre a diferença entre esses dois conceitos íntimos, porém com suas particularidades que muitas vezes são confundidas. Confira!

Não existem dúvidas de que o conhecimento do consumidor será decisivo no comércio digital dos próximos anos. Existe quase que uma obsessão desse mercado por informações que facilitem a relação com os clientes. Hoje se fala muito do Big Data, mas, muitos o confundem com outras ferramentas de análises de mercado e comportamento do consumidor, como por exemplo, o CRM.

Uma rápida definição de Big Data

O Big Data consiste na utilização de grande quantidade de dados disponíveis, tanto online, quanto off-line, para aprimorar e desenvolver ações em um negócio.

Para isso o Big Data utiliza algumas ferramentas que, juntas conseguem unir dados de diversas fontes, provenientes, em sua maioria na rede mundial de computadores. A ideia é reunir essas informações e transformá-las em métricas claras para desenvolver um negócio e, principalmente escolher a melhor opção com base no cenário de mercado.

Se as empresas souberem usufruir do Big Data elas conseguirão entender melhor o mercado, bem como seus clientes e fornecedores.

Uma rápida definição de CRM

O CRM é uma ferramenta de gestão de clientes e vendas. Através dele, a equipe comercial tem acesso ao registro das vendas e contatos realizados com o cliente.

Também é possível acessar informações e opiniões dos clientes sobre a marca via callcenter, redes sociais ou outros veículos de comunicação.

Essa facilidade de registro de informações sobre o cliente auxilia a comunicação de ambas as partes, evitando gerar impaciência do cliente. Um exemplo bem comum de situações como essa é quando o cliente solicita auxílio num primeiro contato e, posteriormente, quando retorna, precisa explicar a mesma situação para outro funcionário da empresa.

Caso o CRM seja utilizado de forma correta, esse problema é minimizado e, as informações são apenas confirmadas. Dessa forma, o CRM fornece respostas claras e objetivas sobre a situação de seu negócio, bem como o relacionamento com seu cliente.

Diferenças entre Big Data e CRM

Podemos agora definir essa diferença. O CRM é uma ferramenta que analisa o comportamento e os anseios do cliente junto à empresa, seja tirando dúvidas, reclamando, elogiando ou realizando uma compra. Já o Big Data é mais complexo. Exige a utilização de algumas ferramentas que fazem a análise dos mais diversos dados, auxiliando o desenvolvimento de ações dentro do seu negócio. Os dados analisados podem inclusive ser parte integrante de um CRM.

Benefícios:

  • Análise do cliente e fornecedores passa a ser mais completa.
  • Decisões mais precisas, análise de seu impacto em longo prazo e, melhoria do benchmarking.

Quer ler o artigo completo? Acesse: http://corporate.canaltech.com.br/noticia/big-data/CRM-e-BIG-Data-qual-a-diferenca/#ixzz3IgObd4M5

Fonte: Canaltech

Marketing Analítico – O que é?

Muito se escuta falar sobre o tema Marketing Analítico. Mas afinal o que é e para que serve?

O Marketing Analítico é uma das etapas mais importantes para conhecer melhor o perfil dos clientes. Trata-se da análise dos dados obtidos pela empresa e sua utilização em soluções de negócios.

Vamos imaginar um supermercado, que recebe centenas de clientes. Muitos deles costumam ir todos os dias ou semanas e comprar basicamente os mesmos produtos. Agora imagina ter o controle dessas informações e oferecer mix de produtos adequados para o perfil de cada cliente? Com ações como essa é possível fidelizar o cliente e aumentar a receita das vendas apenas com os informações implícitas nos dados recebidos diariamente.

Esse tipo de serviço pode ser adequado aos diferentes tipos de segmento, basta apenas sejam elaborados projetos customizados para transformar dados em soluções de negócios.

Algumas empresas se especilizam neste tipo de solução. É o caso da Infomev!

Saiba mais sobre o Marketing Analítico e descubra como realizar campanhas de vendas com mais acerto!

https://infomev.com.br/marketing-analitico-conheca.html