setembro 21 2020 0comment

Infomev no Youtube

Você sbaia que a Infomev está no Youtube?

Pois é! Temos um canal repleto de vídeos sobre o universo analítico. Lá você encontra vídeo-dicas sobre as ferramentas SAS, conhece um pouco mais sobre os serviços oferecidos pela Infomev, entre outros.

 

Não esqueça de se inscrever no canal e atiuvar as notificações para receber um email sempre que um vídeo novo for publicado.

 

Confere lá!

agosto 18 2020 0comment

BIG DATA x BIG ANALYTICS: ENTENDA A DIFERENÇA

Muito se ouve falar sobre esses dois termos: Big Data e Data Analytics e muitos acabam achando que se trata da mesma coisa, mas são duas coisas diferentes. Para acabar de vez com as dúvidas, acompanhe o restante do texto.

Embora seja possível ter uma especialização em Big Data, o termo refere-se apenas ao amontoado de informações acumulados on e offline. É o Data Analytics, por outro lado, que permite que essas informações sejam analisadas e compreendidas pelos negócios, com o objetivo de prever tendências e acompanhar métricas.

Big Data

Big Data diz respeito a uma porção de dados, acumulados com o passar do tempo, por empresas e outros tipos de fontes de informação. O que o diferencia de outros tipos de dados é o grande volume que ocupa, cuja tendência de crescimento é exponencial.

De maneira simples, Big Data são quantidades de dados tão grandes que os equipamentos e softwares utilizados para analisar informações tradicionalmente se tornam obsoletos, mas que são úteis para que possamos avaliar problemas que não poderiam ser observados de outra forma.

O Big Data está sempre relacionado aos 3Vs: volume, velocidade e variedade. Eles se referem, respectivamente, à quantidade de informação que acumulamos, à velocidade com que esses dados crescem e aos diversos formatos disponíveis.

 

Data Analytics

Data Analytics é um processo que envolve examinar dados para tirar conclusões úteis para os negócios. Ele é feito através de softwares especializados e tecnologias, que são utilizados amplamente em indústrias para ajudar as empresas a tomarem decisões.

O termo Data Analytics se refere a uma porção de aplicações, como as ferramentas de BI, o que torna essa disciplina similar ao Business Analytics. A diferença entre os dois é que, enquanto o último é focado no uso de dados dentro dos negócios, o Data Analytics tem um foco mais amplo, podendo ser utilizado também em pesquisas acadêmicas, por exemplo.

Big Data e Analytics oferecem valor diferente para as empresas e são dois conhecimentos essenciais para quem planeja incrementar o currículo e se preparar para as mudanças no mercado de trabalho. 

Até o próximo post!

agosto 04 2020 0comment

CURSO ONLINE GRATUITO SOBRE CIÊNCIA DE DADOS

Durante a quarentena, muitas pessoas estão aproveitando o tempo em casa para ampliar o currículo e fazer cursos de atualização profissional. Diante deste cenário, diversas instituições passou a oferecer cursos de capacitação gratuitamente, como é o caso da FGV Educação Executiva, que acabou de lançar o curso on-line sobre “Introdução à Ciência de Dados”. O curso que tem a carga horária de 60 horas, tem como único pré-requisito o acesso à bibliografia sugerida, em língua inglesa.

Segundo a FGV, o curso tem o objetivo de apresentar a Ciência de Dados a profissionais de que tenham interesse em conhecer um pouco mais dessa carreira. Também é destinado a estudantes de ensino superior que desejam conhecer as principais etapas e aplicações da área que engloba o “big data”.

A Ciência de Dados é uma área da ciência que envolve técnicas de computação, matemática aplicada, inteligência artificial, estatística e otimização, com o intuito de resolver problemas analiticamente complexos, utilizando grandes conjuntos de dados como núcleo de operação.

A inscrição pode ser realizada diretamente pelo site da FGV ou clicando aqui.

Fonte: FGV