abril 20 2021 0comment

{Carreira} Analista de Dados – o que faz e o que é necessário para se tornar um?

O profissional que consegue unir visão de negócio com mentalidade data driven para conduzir as melhores decisões em empresas, certamente, possui boa visibilidade no mercado.

Você já deve ter ouvido falar sobre profissões promissoras e sabe que, quem atua com dados, está nesta lista. Uma das mais requisitadas é a de Analista de Dados, que apesar de ser bastante promissora, poucas pessoas sabem, de fato, o que este profissional faz no cotidiano e o que é necessário para atuar como.

 

O analista de dados, geralmente, manipula grandes quantidades de dados para poder buscar padrões e, a partir daí, criar insights valiosos que vão apoiar a tomada de decisão de uma empresa. Uma das características buscadas nestes profissionais é visão analítica e de negócio. Geralmente atuam juntamente ao time de liderança e apresenta relatórios completos sobre oportunidades, cenários e melhorias.

Os dados podem ser extremamente valiosos para as empresas, desde que sejam usados de maneira estratégica. Caso contrário, são apenas dados. Para que eles possam ser usados como norteadores, é importante que eles sejam coletados, organizados e interpretados corretamente. Geralmente, o Analista de Dados tem a função de traduzir a comunicação entre o time de dados e o de negócios.

Algumas responsabilidades deste profissional inclui:

  • trabalhar em parceria com o time de dados para definir como eles serão coletados, processados e limpos para uso;
  • consultar bancos de dados SQL para fazer análises preliminares e criar hipóteses;
  • explorar problemas e possibilidades para ter insights e descobrir oportunidades para o negócio;
  • criar e monitorar métricas e KPIs;
  • montar e apresentar relatórios com essas análises para quem toma a decisão na empresa;
  • orientar decisões imediatas e acompanhar os efeitos dessas decisões.

 

Essas habilidades são  importantes e necessárias na trajetória profissional e quanto mais delas você tiver, maiores são as chances de ocupar espaços diferenciados nesse mercado.

 

Por se tratar de uma profissão, relativamente, nova, não é tão simples encontrar uma graduação focada em Análise de Dados, por isso, quem deseja atuar na área, a melhor opção é apostar em cursos que vão te ajudar a manipular ferramentas e entregar aprendizado através da prática.

A Infomev possui uma lista de cursos que podem te ajudar a se preparar para atuar como Analista de Dados. Confira os cursos disponíveis aqui: https://www.infomev.com.br/cursos

abril 05 2021 0comment

Oportunidades geradas através de especialização (e conhecimento)

Hoje, vamos compartilhar um pouco da experiência do Paulo Henrique Nogueira com a Infomev, que fez o treinamento de Guide+SQL e teve suas expectativas superadas.

O Paulo sempre foi uma pessoa que agarra as oportunidades e acredita que o conhecimento é o caminho que vai ajudar a levá-lo cada vez mais longe, e tem sido assim desde que começou sua jornada profissional. Formado em Desenvolvimento de Sistemas, Paulo percebeu que por ser uma área extensa e com diversas possibilidades de atuação, percebeu que se especializar era importante e decidiu fazer um MBA em arquitetura de banco de dados.

Sua trajetória profissional começou como APRENDIZ em uma empresa do segmento financeiro enquanto ainda fazia a graduação. Como o próprio nome da função que ocupava, aprendeu muitas coisas e, mais tarde, conquistou uma vaga efetiva. As oportunidades estavam aparecendo e Paulo decidiu agarrá-las. Já formado e com MBA finalizado, ele foi recebendo algumas promoções e, por conta dos novos desafios de cada oportunidade, era necessário manter-se em constante aprendizado. E foi assim que ele chegou até a Infomev.

“Tenho como ambição adquirir conhecimento e sempre estár em constante aprendizado, porque acredito que isso é uma conquista que ninguém pode me tirar.”

Paulo atua na área de MIS (dentro do TI) e para que pudesse melhorar a perfomance da equipe, a empresa decidiu capacitar os funcionários. A Infomev já era conhecida na empresa pois já havia ministrado outros treinamentos, mas era a primeira vez que ele faria o curso online. Apesar de estar um pouco apreensivo sobre o formato do treinamento, ele foi surpreendido e considera a experiência bastante positiva.

Foi um experiência nova, até porque foi o meu primeiro curso pela Infomev, e também por conta de ser um curso com instrutor online, coisa que eu nunca tinha feito. Mas me surpreendeu, pois deu tudo certo, tanto a comunicação com o professor e com os outros alunos, as organizações da aula, a dinâmica implantada, posso dizer que foi até melhor que os cursos presenciais.

Além de ampliar ainda mais seu repertório e de sentir-se mais preparado para enfrentar os desafios profissionais, Paulo afirma que já consegue perceber as melhorias que foram empregadas na área através da automatização e otimização de tempo em diversos processos. Frutos do treinamento…

Paulo consegue perceber na prática as vantagens de se manter em constante aprendizagem, além de reconhecer que o curso trouxe ainda mais valor para sua trajetória profissional. E para quem deseja ser um profissional diferenciado em sua área de atuação, recomenda manter-se sempre atualizado, seja por cursos, certificações e até por conta própria, mas que continue sempre em busca de ampliar os conhecimentos.

 

______________________________________________________________________________________________________

 

Paulo Henrique Nogueira foi aluno da Infomev no curso de Guide+SQL e mostra o quanto é importante se especializar e estar em constante aprendizagem para seguir cada vez mais longe.

março 16 2021 0comment

3 Podcasts sobre o universo analytics que você precisa conhecer

Os podcasts vieram para ficar!!

Assim como a TV, o rádio e o jornal, o podcast é uma mí­dia de transmissão de informações, como se fosse um programa, só que no seu celular. Você pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio.

Separamos 3 Podcasts sobre o universo Analytics para que você possa expandir ainda mais seus conhecimentos, enquanto trabalha, por exemplo.

 

Conheça:

 

1. Analytics Selvagem: O podcast, que é uma iniciativa da Oncase, nasceu com o objetivo de compartilhar, ao longo de vários episódios, um pouco do dia a dia de profissionais que trabalham com Analytics, Big Data e Inteligência Artificial. Disponível no Spotify.

 

 

 

3. Hipster ponto tech: Discussoes sobre tecnologia, programação, design, startups e as últimas tendências, inclusive das carreiras em alta no universo dos dados. Também disponível no Spotify.

 

 

 

 

3. Pizza de dados: O primeiro podcast brasileiro sobre ciência de dados, está disponível no Spotify, e conta com episódios com 50 minutos (médios) de duração e discute sobre os temas atuais que fazem parte do universo analytics.

março 09 2021 0comment

CONHECIMENTO TAMBÉM ENTREGA AUTONOMIA

Hoje vamos compartilhar a experiência do Oldair Bianco com a Infomev. Além de ser um aluno bastante dedicado e participativo, Oldair, que atua com planejamento e informações gerenciais, se deparou com a necessidade de ampliar seus conhecimentos e habilidades com a ferramenta utilizada em sua área.

Expandir conhecimentos ficou ainda mais evidente quando a empresa em que ele trabalha resolveu criar uma área voltada para BI (Business Intelligence). Com isso, algumas de suas tarefas lhe demandavam muito tempo e, para complementá-las, muitas vezes dependia de informações de outras áreas, o que gerava de certa maneira, dependência e espera.

Foi aí que Oldair resolveu fazer o curso Guide + SQL na Infomev, que foi escolhida, justamente, por possuir know-how em treinamentos da ferramenta utilizada na empresa e por trazer exemplos práticos da área que o Odair atua, fazendo com o que o conteúdo pudesse absorvido de maneira clara e efetiva.

Logo após a conclusão do curso, Bianco passou a aplicar os conhecimentos e já conseguia perceber melhorias em seu cotidiano, como por exemplo, ganhos na agilidade e maior produtividade. Agora, além de conseguir executar e automatizar tarefas com mais precisão, ele tinha autonomia, pois já não dependia mais de terceiros para finalizar suas atividades. Também percebeu melhor aproveitamento em seu tempo, já que é possível se dedicar também a outras tarefas de maneira eficiente. Depois do curso, passou a se sentir ainda mais preparado e capacitado para resolver os desafios da área de BI.

Oldair já conta com mais de 30 anos de experiência no segmento financeiro, sempre atuou com planejamento e informações gerenciais (MIS). Para ele, ampliar conhecimentos nunca é demais, afinal as áreas e ferramentas estão em constantes mudanças e, acredita que, um bom profissional é aquele que se adapta às modificações e se capacitando e se reinventando… Segundo ele, não basta apenas ter experiência, é preciso estar apto para acompanhar as mudanças das áreas e das tecnologias, afinal, processos e mercado estão sempre em transformação e, quem se mantém PREPARADO, não fica para trás.

 

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Oldair Dorigon Bianco foi aluno da Infomev no curso de Guide+SQL e é a prova viva que, mesmo após anos de experiência, é importante manter-se atento às mudanças do mercado e estar sempre em busca de capacitação.