{Carreira} Analista de Dados – o que faz e o que é necessário para se tornar um?

O profissional que consegue unir visão de negócio com mentalidade data driven para conduzir as melhores decisões em empresas, certamente, possui boa visibilidade no mercado.

Você já deve ter ouvido falar sobre profissões promissoras e sabe que, quem atua com dados, está nesta lista. Uma das mais requisitadas é a de Analista de Dados, que apesar de ser bastante promissora, poucas pessoas sabem, de fato, o que este profissional faz no cotidiano e o que é necessário para atuar como.

 

O analista de dados, geralmente, manipula grandes quantidades de dados para poder buscar padrões e, a partir daí, criar insights valiosos que vão apoiar a tomada de decisão de uma empresa. Uma das características buscadas nestes profissionais é visão analítica e de negócio. Geralmente atuam juntamente ao time de liderança e apresenta relatórios completos sobre oportunidades, cenários e melhorias.

Os dados podem ser extremamente valiosos para as empresas, desde que sejam usados de maneira estratégica. Caso contrário, são apenas dados. Para que eles possam ser usados como norteadores, é importante que eles sejam coletados, organizados e interpretados corretamente. Geralmente, o Analista de Dados tem a função de traduzir a comunicação entre o time de dados e o de negócios.

Algumas responsabilidades deste profissional inclui:

  • trabalhar em parceria com o time de dados para definir como eles serão coletados, processados e limpos para uso;
  • consultar bancos de dados SQL para fazer análises preliminares e criar hipóteses;
  • explorar problemas e possibilidades para ter insights e descobrir oportunidades para o negócio;
  • criar e monitorar métricas e KPIs;
  • montar e apresentar relatórios com essas análises para quem toma a decisão na empresa;
  • orientar decisões imediatas e acompanhar os efeitos dessas decisões.

 

Essas habilidades são  importantes e necessárias na trajetória profissional e quanto mais delas você tiver, maiores são as chances de ocupar espaços diferenciados nesse mercado.

 

Por se tratar de uma profissão, relativamente, nova, não é tão simples encontrar uma graduação focada em Análise de Dados, por isso, quem deseja atuar na área, a melhor opção é apostar em cursos que vão te ajudar a manipular ferramentas e entregar aprendizado através da prática.

A Infomev possui uma lista de cursos que podem te ajudar a se preparar para atuar como Analista de Dados. Confira os cursos disponíveis aqui: https://www.infomev.com.br/cursos

adm

Write a Reply or Comment