Projetos de Integração de Dados

Por Alessandro Lemes

Os projetos de Integração de Dados (Data Integration) permitem que uma organização acesse, integre, torne seus dados e seus processos de integração confiáveis e gerencie, baseado em regras corporativas e padrões de TI todos os seus ativos de informações.
Estes projetos garantem que dados confiáveis, abalizados e que possibilitem o seu uso estejam disponíveis para melhorar a eficiência operacional, diminuir os custos, minimizar os riscos e ampliar a vantagem competitiva.

Estes projetos podem ser antecedidos de análises de perfil de dados (Data Pofiling), análises de arquitetura de dados e outros tipos de esforços para entendimento do ambiente e necessidades atuais e futuras.
Projetos de Integração de Dados (Data Integration) podem ser compostos de diversas etapas, dependendo da maturidade dos processos existentes e do escopo desejado pelo cliente.

Segue abaixo alguns tópicos que podem ser atendidos em projetos desta natureza:

 Governança de dados

Existem soluções para a governança de dados que constituem a base para um programa eficaz. Esta solução assegura que os dados corporativos sejam confiáveis e que possam ser usados para aumentar os lucros, diminuir os custos operacionais, reduzir os riscos e a exposição de conformidade e para fornecer altos níveis de satisfação do cliente.

Principais produtos relacionados:

• Identificação de perfil e descoberta de dados.
• Gerenciamento de dados mestres.
• Monitoramento proativo da qualidade e da linhagem de dados.

✓ Migração de dados

A solução para migração de dados automatiza e simplifica os processos de migração de dados com uma combinação de tecnologia, metodologia e serviços. Com essa solução, sua organização de TI pode migrar os dados mais rapidamente com custos e riscos menores.

Principais produtos relacionados:

• Metodologia comprovada de implementação de práticas recomendadas.
• Serviços de migração de dados de ponta a ponta.
• Qualidade de dados.

 Qualidade de dados

A solução para qualidade de dados, quando bem conduzida, permite que a empresa confie em todos os seus dados – para todos os stakeholders, projetos e aplicações – o tempo todo. Esta solução fornece qualidade de dados persistente, transformando os dados corporativos em dados confiáveis.

Principais produtos relacionados:

• Monitoramento proativo de qualidade de dados e limpeza de dados.
• Ferramentas de qualidade de dados orientadas a negócios.
• Colaboração da TI e da área de negócios na manutenção da qualidade dos dados.

✓ Sincronização de dados

A solução para sincronização de dados, possibilita que a organização de TI sincronize os dados em todos os sistemas operacionais e transacionais. Essa solução pode ser desenvolvida para reutilizar a mesma lógica de negócios nos modos de sincronização de dados para garantir alto desempenho, maior consistência e custos mais baixos.

Principais produtos relacionados:

• Modos de sincronização em lotes, em tempo real e quase em tempo real.
• Monitoramento e correção da qualidade dos dados.
• Segurança de dados durante a sincronização.
• Armazenamento de dados.

✓ Armazenamento de dados

A solução para armazenamento permite que os departamentos de TI implementem DataMarts e data warehouses de departamentos e possam prontamente expandi-los para ambientes de armazenamento de dados empresariais. Isso acelera a implantação de projetos de armazenamento de dados empresariais, reduz custos e minimiza riscos.

✓ Arquitetura orientada a serviços

Esse tipo de solução, largamente divulgada no mercado (service-oriented architectures – SOA) fornece a base tecnológica para fornecer dados como um serviço, confiáveis, abalizados e que possibilitam a ação. Essa solução aprimora a capacidade da SOA de fornecer os dados que a empresa precisa (a qualquer momento, em qualquer lugar e da forma necessária) para continuar ágil e competitiva.

Foto de perfil de infomev

infomev

Write a Reply or Comment