Mercado de Seguros pode se beneficiar com mineração de dados

Na edição 21 da Revista SASCOM de 2013, foi publicado um artigo que diz que as empresas seguradoras estão sendo cada vez mais beneficiadas com o data mining.

Transcrevemos um resumo do artigo abaixo para que vocês possam ficar por dentro:

Mineração de dados ou data mining é a maneira de encontrar insights ou pistas para para se tentar vislumbrar relacionamentos e relevância de informações através de algoritmos estabelecidos cientificamente.

As áreas de aplicações de mineração de dados são as mais diversas possíveis. Isso pode ser realizado com o SAS Enterprise Miner, uma solução que agrupa diversas técnicas de data mining de maneira didática para que o usuário perca pouco tempo desenvolvendo estratégias de análises.

Vale reparar que o Enterprise Miner , incluiu algoritmos de precificação além dos já tradicionais métodos de Data Mining, que disponibiliza algoritmos de precificação muito úteis para a indústria seguradora. A solução utiliza procedimentos que geram modelos lineares generalizados de forma automatizada. Ao se trabalhar com sinistros, o objetivo ao se criar modelos estatísticos se nutre de três necessidades: verificar a propensão do sinistro ocorrer; prever a frequência de sinistros; e estimar a severidade dos sinistros.

Para seguradoras, ter todo o acervo de Data Mining no mesmo ambiente que se dispõem estruturas de precificação, desde a amostragem de dados, exploração de informações, passando por transformação de variáveis, modelagem e, finalmente, culminando na escoragem, facilita, enriquece e potencializa todo o trabalho de pesquisa e desenvolvimento estratégico.

Para ler a matéria completa, clique na imagem abaixo ou neste link: http://www.sas.com/offices/latinamerica/brazil/sascom/revistas/pdfs/sascom_2013q1-ed-21.pdf

FONTE: Revista SASCOM – Ed.21- 2013

infomev

Write a Reply or Comment