Fazer BI no MS-Excel é possível ?

Por Alessandro Lemes da Silva

Como já mencionei no meu primeiro artigo  O Maravilhoso Mundo do BI”  BI é um processo composto por técnicas, tecnologias, software, métodos, informação, métricas e pessoas e baseado nesse entendimento qualquer ferramenta que proporcione capacidade mínima de análise pode ser considerada como ferramenta de Business Intelligence.

Atualmente há muitas empresas de diversos segmentos, multinacionais, gigantes e mesmo líderes em seus segmentos, que utilizam MS-Excel em mais de uma área (Finanças, Marketing e etc.) para apurar e analisar boa parte dos relatórios e índices que qualquer profissional de TI diria serem típicos de BI.

Essas análises se espalham por diversos assuntos: rentabilidade, análise de gastos, planejamento financeiro, planejamento de projetos e diversas outras análises.

Fiz uma pesquisa há 10 anos, inclusive nessa época utilizei o livro OLAP – Construindo Sistemas de Informações Multidimensionais do autor Erik Thomsen , onde encontrei um livro inteligente, porém com 80% do seu conteúdo destinado a provar que era impossível fazer BI com o MS-Excel. Isso faz 10 anos e para ser de julgamento sincero, fiz recentemente uma nova pesquisa sobre as funcionalidades adicionadas ao MS-Excel de lá para cá e confesso que a resposta não pode ser taxativa da forma como era fornecida nos tempos remotos.

Recursos como Power Pivot, PivoTables, PivoCharts e CUBE Functions foram adicionados ao logo do tempo tornando a capacidade analítica do MS-Excel ainda mais interessante.

Mas de forma objetiva podemos fazer a seguinte pergunta: As empresas ou departamentos que se propõe á utilizar o MS-Excel como ferramenta de analise, estão fazendo BI ? E caso estejam, porque investir em projetos multibilionários para usar ferramentas mais tipicamente conhecidas como de BI, como por exemplo: COGNOS, Microstrategy, SAP Busines Objects e SAS Enterprise BI, dentre outras ?

Aprofundando em minhas pesquisas, identificando a amadurecimento da suíte Office e principalmente do MS-Excel posso garantir que a resposta é SIM, é possível fazer BI, analisar informações e mobilizar pessoas dentro de um contexto de processo para obter respostas de perguntas feitas ao negocio por meio do uso do MS-Excel.

O grande ponto está na segunda pergunta onde a missão é saber o motivo que as empresas de mercado indicam ferramentas especializadas e ditas de BI para projetos grandiosos com alto custos ou invés do uso simples do MS-Excel ? A respostas também é simples e o argumento para os projetos tradicionais de BI serem o mais indicado ainda nas corporações se da por razões fortes e de suma importância ao ambiente de negócio que vivemos atualmente.

Os projetos de BI visam principalmente transformar dado em informação e à partir daí oferecer um entorno tecnológico que possibilite o análise dessas informações para obtenção de previsibilidade e oportunidades de negócios. Dessa forma, a resposta aqui ê clássica: de forma resumida e simplificada, se a necessidade pedir uma solução parruda, escalável, com baixa tolerância a falha, estável e com alto desempenho, MS-Office não é a ferramenta ideal. As ferramentas próprias de BI no mercado fornecem tudo isso: escalabilidade, falha próxima a zero, estabilidade e alto desempenho. A grande lição que eu tiro disso tudo é que:

  1. é possível fazer BI sem ferramentas adequadas
  2. é possível não fazer BI com ferramentas adequadas (quando utilizamos as ferramentas de BI apenas para relatórios simples e listagens)

Até a próxima postagem !

infomev

Write a Reply or Comment