Como um Data Warehouse é construído

Você certamente já deve ter ouvido falar a respeito do Data Warehouse (DW) ou Armazém de Dados (como é conhecido  em português). Trata-se de um repositório de dados centralizado, de grande importância para desenvolver uma solução de Business Intelligence (BI). Ele permite o fácil acesso às informações armazenadas, gerando agilidade nas respostas. Porém a questão é, você sabe como ele é construído?

Separamos em 7 etapas os processos para o desenvolvimento e a construção do Data Warehouse. Se você pensa em implantar esta solução na sua empresa, fique atento a todos os detalhes.

1)      Levantamento das necessidades: Levantar todas as informações desejadas pelo usuário é essencial. Nesta etapa é importante alinhas as necessidades dos analistas com as expectativas dos gestores.

2)      Mapeamento dos dados: Aqui, o mapeamento dos dados é fundamental para verificar se os dados existentes são suficientes para atender as necessidades da primeira etapa.

 

3)      Construção de Staging Area: Após o mapeamento, uma estrutura chamada Staging Area deve ser construída. Trata-se da área de transição dos dados do DW. Aqui os dados são copiados e tratados para as futuras cargas nas tabelas de Fatos e Dimensões.

 

4)      Construção das dimensões: Nesta etapa, a historicidade dos dados são definidas para que a estrutura das dimensões que farão parte do DW possam ser construídas.

5)      Construção do(s) Fato(s): Após a etapa anterior, inicia-se a construção das Dimensões da(s) estrutura(s) do(s) Fato(s). Aqui é avaliado e definido a granularidade da informação que será armazenada em cada Fato, além da avaliação da expectativa de crescimento e de armazenamento que serão utilizados.

 6)      Definição do Processo geral de carga:  Aqui, cria-se o motor para que tudo seja carregado, atualizado, orquestrado e processado de forma automática e ordenada. Por isso, a necessidade do processo geral de carga que é o “cérebro” do DW.

 7)      Criação dos metadados: Os metadados fornecem apoio importante para a gestão do conhecimento, logo é nesta etapa (no final) que toda a documentação deve ser desenvolvida.

É importante respeitar essa sequência das etapas, pois elas possuem dependência de término para início, ou seja, a etapa sucessora só deve ser iniciada quando a anterior for concluída. Com a devida atenção em cada uma das etapas, as chances de sucesso no projeto de construção do DW é praticamente garantido e a empresa terá um repositório que armazenará as informações que auxiliarão a organização na tomada de decisão.

 

Fonte: Canaltech

Foto de perfil de infomev

infomev

Write a Reply or Comment