Os V’s do Big Data. Conheça-os!

No intuito de deixar a ideia de Big Data mais clara, alguns especialistas passaram a resumir o assunto em aspectos que conseguem descrever satisfatoriamente a base do conceito: os cincos ‘Vs’ – primeiramente volume, velocidade e variedade, e posteriormente agregados, os fatores veracidade e valor.
Volume – é a quantidade de dados realmente grandes, que crescem exponencialmente e que, não raramente, são subutilizados justamente por estarem nestas condições.

Velocidade (velocity) – a identificação dos dados (obtenção, gravação, atualização, enfim) deve ser feito em tempo hábil – muitas vezes em tempo real. Se o tamanho do banco de dados for um fator limitante para a velocidade de entrega, o negócio pode ser prejudicado: imagine, por exemplo, o transtorno que uma operadora de cartão de crédito teria – e causaria – se demorasse horas para aprovar um transação de um cliente pelo fato de o seu sistema de segurança não conseguir analisar rapidamente todos os dados que podem indicar uma fraude.

Variedade (variety) é outro aspecto importante. Os volume de dados que temos hoje são consequência também da diversidade de informações. Temos dados em formato estruturados, isto é, armazenados nos bancos de dados, e dados não estruturados oriundos de inúmeras fontes, como documentos, imagens, áudios, vídeos e assim por diante. É necessário saber tratar a variedade como parte de um todo – um tipo de dado pode ser inútil se não for associado a outros.

Veracidade (veracity) – não adianta muita coisa lidar com a combinação “volume + velocidade + variedade” se houver dados não confiáveis. É necessário que haja processos que garantam o máximo possível a consistência dos dados. Voltando ao exemplo da operadora de cartão de crédito, imagine o problema que a empresa teria se o seu sistema bloqueasse uma transação genuína por analisar dados não condizentes com a realidade.

Valor (value) – são os resultados e benefícios significativos que justificam a afirmação que informação é poder, é patrimônio. A combinação “volume + velocidade + variedade + veracidade”, que caracteriza a solução Big Data deve apresentar valor para seu investimento.

É claro que estes cinco aspectos não precisam ser tomados como a definição perfeita. Há quem acredite, por exemplo, que a combinação “volume + velocidade + variedade” seja suficiente para transmitir uma noção aceitável do Big Data. Sob esta óptica, os aspectos da veracidade e do valor seriam desnecessários, porque já estão implícitos no negócio – qualquer entidade séria sabe que precisa de dados consistentes; nenhuma entidade toma decisões e investe se não houver expectativa de retorno.

Resumindo: Big data é um conceito, no qual o foco é o grande armazenamento de dados e maior velocidade, baseado em 5V’s – volume, velocidade, variedade, veracidade e valor

Fonte: administradores.com.br

 

Capacitação – Adobe oferece curso em Big Data em Marketing

No dia 13, às 11h, a Adobe Brasil promove o webinar “Marketing Big Data”, que irá discutir sobre a construção do Big Data em marketing e os benefícios que o mesmo pode trazer para as empresas, além de explicar como transformar tantos dados em ações práticas e melhores resultados.

Para ministrar o encontro, a Adobe traz o executivo Fernando Takahashi, consultor de soluções Adobe. Takahashi tem em seu portfólio 15 anos de carreira, trabalhando com publicidade e marketing offline e online. Foi diretor de Tecnologia do Grupo Grey/WPP para a América Latina e também trabalhou para outras agências de publicidade como DraftFCB, Y&R, Ogilvy e PA Publicidade.
Ao longo de sua experiência em agências, acompanhou a transformação do marketing e evolução dos meios digitais, sempre buscando integrar a tecnologia de maneira estratégica dentro da comunicação, fazendo a ponte entre o CMO e o CIO.
Para mais informações e inscrição, clique aqui
Serviço:
Data: 13 de agosto
Horário: das 11h às 12h
Facebook
Adobe Brasil
https://www.facebook.com/adobebrasil
Twitter
AdobeBra
https://twitter.com/adobebra
Fonte: segs.com.br

Depoimento

É por este e outro motivos que buscamos sempre deixar os nossos serviços ainda melhores 🙂

Livros que inspiram

A leitura é uma excelente maneira de viajar sem sair do lugar (e de inspirar!).

Por este motivo, indicamos a leitura do livro PENSE GRANDE da editora Belas Letras. Escrito por Alex Brito Bonifácio, um consultor que durante 10 anos estudou casos de pessoas que impressionam por suas realizações, reunindo depoimentos, informações e exemplos para inspirar o leitor a buscar o próprio caminho em direção às suas conquistas. O resultado é um livro sobre homens e mulheres muito acima da média, inconformados, inquietos e perseverantes para não se contentar com o possível e desejar o “impossível” – até alcançá-lo.
Qual seria a fonte de motivação dessas pessoas “iluminadas” para as quais a vida sorri, enquanto tantas outras “pedalam” apenas para evitar “cair da bicicleta”? Com histórias inspiradoras de Zilda Arns, Ayrton Senna, Gustavo Borges, Amyr Klink, Albert Einstein, Tomas Edison, Picasso e Michelangelo.

Você encontra a resposta para essas e outras perguntas neste livro incrível  que apresenta atitudes e valores de pessoas de alto desempenho. Fica a dica!

 

Durante dez anos, o consultor Alex Brito Bonifácio