maio 31 2017 0comment

Quanto o medo de falhar está te impedindo de mudar de caminho?

Por Dulcineia Alcock

“Cacorrafiofobia”. Já ouviu esta palavra antes? Pois é, é o medo extremo de falhar.

O medo de falhar acomete a muitos de nós. O medo em si não é o problema – o problema é quando ele começa a nos imobilizar, nos impedindo de tentar coisas novas, de arriscar, de mudar de caminho, de manifestar ideias.

Ano passado comecei a assistir a uns vídeos de um empresário americano chamado Tai Lopez. Meu marido assistiu a um dos vídeos e disse: “não vejo nada que ele esteja dizendo que você já não saiba”. Na verdade o que eu realmente aprendi com o Tai Lopez não estava diretamente inserido no conteúdo.

A primeira coisa foi a maneira com que ele lidava com os erros: se caía algo no chão, ele não parava o vídeo, ou editava. Ele deixava aquilo ali, tranquilamente. Se a garganta coçava, ele bebia um copo de água na frente da câmera e continuava discorrendo sobre o assunto.

A verdade é que erros fazem parte da vida, mas nós não somos treinados a aceitá-los. Nós temos a tendência a buscar a perfeição, e isso causa muito frustração, porque a falha está intrinsicamente ligada à nossa natureza humana.

O artista Dênis Elias, idealizador do programa Ser Criativo, discorre como a criatividade passa pela aceitação do erro, aceitação do que não é perfeito, e às vezes do que não é considerado belo. Ele ousa dizer que a perfeição só existe no mundo das ideias, e que a partir do momento em que você faz um movimento para materializar uma ideia, está abrindo mão da perfeição. Lembrando que buscar excelência é diferente de buscar a perfeição, o que nos leva à outro tópico.

A outra lição que aprendi assistindo àqueles vídeos foi o começar simples, usando as ferramentas que você tem disponíveis. Tai Lopez grava os vídeos sentados em frente à sua prateleira cheia de livros. A luz não é perfeita, o ambiente não é perfeito. Se ele está viajando, grava os vídeos com o seu iphone, bem no estilo “o que vale é a mensagem”.

Até que ponto a sua busca por excelência está impedindo você de começar um projeto?

Por que não começar pequeno e ir aprimorando com o tempo, à medida que você vai adquirindo habilidades, público, recursos? Que tal começar como um hobby, simplesmente para dar o primeiro passo e sair do ponto zero?

Em Coaching orientamos as pessoas a dividirem um grande projeto em passos pequenos, de maneira que aquele monstro gigante fique menor e você consiga lidar melhor com ele. Serve pra tudo – mudar de área, por exemplo: você pode começar a trabalhar em outro departamento meio período uma vez por semana e ver como se sente.

A terceira e última lição vem justamente do que o meu marido criticou: talvez realmente não tivesse nada de excepcional naqueles vídeos, embora eu deva dizer que sempre anotei o nome de um livro ou conceito novo –  a palavra “cacorrafiofobia”, por exemplo, eu aprendi lá. Mas o ponto é que ele não estava interessado em ser único, ou em dizer coisas inéditas. Ele estava focado em trabalhar no que ama (fez do seu amor pela leitura o seu trabalho) e em compartilhar o seu aprendizado.

Este é outro ponto sobre o qual Dênis Elias discorre: tudo que vem de você vai ser de alguma forma inédito, porque vai ser processado por você, e você teve experiências únicas. O seu produto vai ser sempre original. A ideia de “já tem muita gente fazendo isto” não deveria nos impedir de fazer nada.

E então, o que você pode começar a fazer HOJE em direção ao que você quer? Lembre-se,  um passo pequeno é o que basta para começar o movimento e já vai mudar seu estado interno de “frustração” para “olhe o que eu consegui!”, e este estado de espírito vai te impulsionar a dar o segundo passo. E de repente você verá que de passo em passo chegou lá!

 

maio 31 2017 0comment

E-book sobre gerenciamento de dados corporativos

Quase todas as empresas estão passando por alguma forma de transformação digital. O papel da TI como facilitador de negócios nunca foi tão crítico, seja para mobilizar a força de trabalho, criar experiências on-line para os clientes, habilitar cadeias de suprimentos eletrônicas ou fornecer acesso em tempo real a registros médicos ou demonstrações financeiras.

Por este motivo, a Computer Word elaborou um e-book que traz o tema à tona.

O material, disponibilizado gratuitamente para download, aborda os seguintes temas:

  • O papel dos dados para a transformação digital
  • Os principais desafios enfrentados pelas organizações diante de seu grande  volume de dados corporativos
  • O cenário atual sobre como as empresas enxergam seus dados (Insights  extraídos do estudo Databerg da Veritas)
  • Como tornar os dados corporativos em ativos estratégicos para o seu  negócio

Para saber mais, basta clicar aqui. 

Fonte: ComputerWorld

maio 24 2017 0comment

Quer acabar com os conflitos ou prefere continuar “lidando” com eles?

Por Dulcineia Alcock

Empatia nas empresas e em Coaching

Você sabe o que é empatia? A empatia ou inteligência interpessoal, é a faculdade que uma pessoa tem de se identificar mental e afetivamente com o estado de ânimo de uma outra pessoa. Simplificando, é se colocar no lugar do outro.

O economista Otto Scharmer, fundador do instituto “Presencing”, trabalha com empresas para implementar mudanças e aumentar a produtividade, com base na “Teoria U”.

Fonte: Presencing Institute

O nome do Instituto – Presencing – é uma mistura das palavras “presence” (presença) e “sensing” (sentindo), e se refere à “habilidade de sentir e trazer para o presente o melhor futuro potencial de alguém”.

Seu modelo não só é aplicado à empresas, como ensinado nas escolas de negócios e cursos de comunicação não-violenta, o que significa que podemos aplicar o mesmo método no trabalho e em nossas vidas pessoais.

 

Explicando a Teoria

A Teoria U é composta de 7 etapas: suspender, redirecionar, deixar ir, estar presente, deixar vir, decretar a lei e incorporar.

Do lado esquerdo desse processo em formato de U, está o reconhecimento do seu modo de pensar baseados em sua (do líder ou quem quer que esteja envolvido no processo) experiência ou costumeiro modo de ver as coisas, e durante a descida dar ênfase no ouvir, admitindo a possibilidade de haver outras informações.

Esse ouvir, porém, deve se tornar um ouvir focado no outro, sem julgamento, ou não provocará as mudanças necessárias. Dentro dos quatro níveis de escuta propostos pelo modelo , o terceiro é o ouvir empático, o que significa ver a situação sob o olhar de quem está falando.

A base do U é o espaço de reflexão que vai guiar o líder (ou time) à uma conexão com o potencial (futuro), que é a subida. Aliás, esse é o nível onde os Coaches e transformadores trabalham.

No lado esquerdo do U está a inovação: é onde todos, após passar por esse processo de autoconhecimento, empatia e transformação vão colaborar, trazendo as ideias necessárias a mudança.

 

Relações interpessoais

A empatia é fundamental na comunicação efetiva e não violenta. Uma coisa que fazemos em Coaching e que pode ser usada em situações em que há carga emocional, é parafrasear. Ou seja, você diz: “eu entendo a sua dor”, repetindo o que a pessoa acabou de lhe dizer. Eu entendo que deve ser difícil pra você trabalhar tanto e não ter tempo para si mesmo. Eu entendo que é estressante pra você ter que atender tantas pessoas ao mesmo tempo.

Tenha o cuidado de não demonstrar julgamentos. Mudar uma palavra que a pessoa disse pode dar a entender que você não captou a dor dela e, ao contrário, a está julgando.

 

Autoempatia

Há muito a se falar sobre empatia e autoempatia, e há especialistas no assunto. Alguns links estarão no final do artigo.

Apenas um exercício simples e muito efetivo ensinado pela Carol Nalon para fechar o artigo, que você pode usar quando estiver sentindo alguma emoção como raiva, por exemplo. Pergunte-se: “Qual é a minha necessidade que não está sendo atendida?”

Lembre-se: autoconhecimento (e isso se aplica também à empresas) é a primeira chave para mudança.

 

Serviço:

Livro: A Teoria U – Otto Scharmer

Seminário sobre Comunicação Não Violenta – Carolina Nalon

Presencing Institute

 


Dulcineia Alcock é Life Coach, certificada pelo NeuroLeadership Group em Londres.

info@highpeakcoaching.com

maio 17 2017 0comment

Carreira: Os mais altos salários em TI em 2017

O Guia Salarial 2017, elaborado pela consultoria Robert Half, aponta para uma crescente demanda por profissionais de TI especialmente em setores como varejo, bens de consumo e serviços.

Segundo a pesquisa, as áreas de conhecimento onde é mais difícil encontrar profissionais qualificados contemplam temas como desenvolvimento de software (61%), segurança (47%), aplicações (46%) e rede (45%).

Veja:

Para ver o Guia completo e ter acesso a informações estratégicas sobre recrutamento e tendências de remuneração para as oito áreas de atuação da empresa: engenharia, finanças e contabilidade, vendas e marketing, jurídico, mercado financeiro, recursos humanos, seguros e tecnologia, basta clicar nesse link.

Fonte: IDG Now