✆  55 (11) 3382-1503    |   ⌧  comercial@infomev.com.br       

SAS Enterprise Miner – Minerando os dados

Mineração de Dados, também conhecida pelo termo inglês data mining, é o processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes, como regras de associação ou sequências temporais, para detectar relacionamentos sistemáticos entre variáveis, detectando assim novos subconjuntos de dados.

A mineração de dados é formada por um conjunto de ferramentas e técnicas que através do uso de algoritmos de aprendizagem ou classificação baseados em redes neurais e estatística, são capazes de explorar um conjunto de dados, extraindo ou ajudando a evidenciar padrões nestes dados e auxiliando na descoberta de conhecimento. Esse conhecimento pode ser apresentado por essas ferramentas de diversas formas: agrupamentos,hipóteses, regras, árvores de decisão, grafos, ou dendogramas.(fonte: wikipédia).

Diariamente as empresas acumulam grande volume de dados em seus aplicativos operacionais. São dados brutos que dizem quem comprou o quê, onde, quando e em que quantidade. É a informação vital para o dia-a-dia da empresa. Se fizermos estatística ao final do dia para repor estoques e detectar tendências de compra, estaremos praticando business intelligence (BI). Se analisarmos os dados com estatística de modo mais refinado, à procura de padrões de vinculações entre as variáveis registradas, então estaremos fazendo mineração de dados. Buscamos com a Mineração conhecer melhor os clientes, seus padrões de consumo e motivações. A Mineração de dados resgata em organizações grandes o papel do dono atendendo no balcão e conhecendo sua clientela. Através da Mineração, esses dados agora podem agregar valor às decisões da empresa, sugerir tendências, desvendar particularidades dela e de seu meio ambiente e permitir ações melhor informadas aos seus gestores.

Para os profissionais que atuam com análise de grande volume de dados, é importante saber identificar os padrões de consumo dos clientes da empresa, para que possam apontar novas ações baseadas no comportamento do público-alvo.

Quando falamos em analisar dados, estamos falando também na execução do processo de mineração de dados, utilizando ferramentas específicas (uma delas é o SAS), desde a exploração de dados e ajuste de modelos preditivos até a implantação do melhor modelo e escoragem de futuros clientes.

Logo, é de extrema importância que estes profissionais tenham um conhecimento mais detalhado da ferramenta, para que possa extrair o melhor do seu funcionamento e, isso pode ser obtido através da capacitação com cursos ou treinamentos. A Infomev oferece cursos de SAS Enterprise Miner e possui 2 módulos. São eles:

SAS Enterprise Miner Mód.I (Conceitos e Fluxo do Projeto):  O curso capacita os usuários a realizar ações básicas de mineração de dados no SAS Enterprise Miner, envolvendo amostragem, exploração, modificação, modelagem, avaliação e implantação do modelo. As ferramentas de modelagem preditiva abordadas consideram os modelos de árvore de decisão, regressão linear múltipla, regressão logística e redes neurais. No final do curso, o participante estará apto a executar todo o processo de mineração de dados no SAS Enterprise Miner, desde a exploração de dados e ajuste de modelos preditivos até a implantação do melhor modelo e escoragem de futuros clientes.

SAS Enterprise Miner Mód.II (Árvore de Decisão):  O curso capacita os usuários do Miner na utilização da ferramenta Decision Tree, abordando opções avançadas para a construção de árvores de decisão e modelos de regressão.

Os módulos tem carga de 24 e 16 horas e dá direito a certificado no final do curso.

Para saber mais, confira no site: https://infomev.com.br/enterprise-miner.html