✆  55 (11) 3382-1503    |   ⌧  comercial@infomev.com.br       

Big Data no cinema: filmes que falam sobre inteligência artificial

A tecnologia, antes mesmo de fazer parte do nosso cotidiano, já era abordada no cinema. A presença constante da inteligência artificial e do Big Data em filmes nos fascina ao apresentar algumas possibilidades — magníficas ou sombrias — sobre o desenvolvimento cada vez mais intenso dessas inovações.

Por meio dessas obras, refletimos sobre o papel da tecnologia em nossas vidas e nas formas como ela muda à maneira que nos relacionamos conosco e uns com os outros. Veja a lista de filmes que selecionamos e que abordam essa temática. Prepare a pipoca e aproveite para aprofundar seus conhecimentos enquanto se diverte.

  1. 2001: Uma Odisseia no Espaço

“2001: Uma Odisseia no Espaço” é considerado por muitos um dos maiores filmes de todos os tempos. A obra levanta inúmeras discussões filosóficas, que vão desde a consciência humana e nossa evolução até a conexão entre passado e presente.

O computador HAL 9000 controla quase todas as operações da nave norte-americana Discovery One. Quando todos os demais tripulantes morrem misteriosamente, o Dr. David Bowman se vê sozinho com a máquina e descobre toda a extensão de sua consciência.

Lançado em 1968, o filme discorre sobre nossa relação com a tecnologia e sobre os perigos que máquinas inteligentes podem representar para a humanidade.

 

2. O Homem que Mudou o Jogo

Um dos títulos mais interessantes sobre a temática é “O Homem que Mudou o Jogo”, longa de Bennett Miller estrelado por Brad Pitt.

Lançado em 2011, o filme conta a história real de Billy Beane, gerente de um time de baseball. Na década de 80, ele e o economista Peter Brand utilizaram um software baseado no Big Data Analytics para decidir quais jogadores escalar para seu time.

Com essa análise de dados e o intuito de aumentar o desempenho dos jogadores na temporada, eles criaram possibilidades cujos resultados, apesar de positivos, foram questionados devido à capacidade real do time.

Assim, puderam mostrar que às vezes é preciso bem mais que treino, mas também boas estratégias e um pouco de estatística para ser bem-sucedido!

3. Matrix

A obra é a primeira de uma trilogia escrita pelas irmãs Lilly e Lana Wachoswki e lançado em 1999. Conta a história de Neo, um hacker que descobre que seu mundo é uma mera simulação de computador guiada por máquinas de Inteligência Artificial.

O filme mistura artes marciais numa guerra entre humanos e máquinas, mas também aborda uma discussão sobre questões religiosas e filosóficas, com referências de obras famosas, como a Alegoria da Caverna de Platão, Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll e Simulacros e Simulação, de Jean Baudrillard.

Após sua derrota, a humanidade é domesticada em cápsulas para produzir bioeletricidade que alimentam as máquinas. Para manter essa realidade, os robôs controlam a consciência dos humanos com esse mundo paralelo, similar à realidade virtual.

Apesar do contexto quase sem esperança para nossa raça, alguns humanos conseguem criar uma resistência e se multiplicar, se concentrando numa cidade subterrânea chamada Zion.

4. Ex Machina

A obra lançada em 2015 também levanta algumas questões éticas sobre a moralidade do uso de tecnologia e de dados pessoais de terceiros. A trama acontece entre Caleb e Nathan, um programador e o CEO da Bluebook, empresa cujo maior produto é um motor de busca na web.

Eles trabalham e realizam o teste de Turing em um avançado projeto de humanóide que tem suas expressões, linguagem corporal, preferências pessoais e comportamento baseados em usuários da ferramenta da empresa.

5. Her

Esse filme de Spike Jonze, lançado em 2013, aborda uma questão pouco discutida sobre a relação entre seres humanos e robôs de Inteligência Artificial: o amor que poderia surgir e a capacidade de lidarmos com essa nova realidade.

A obra conta a história de Theodore, um escritor solitário que se apaixona pela sua assistente pessoal, justamente por ela conhecer todos os seus costumes, preferências e defeitos e não criar nenhuma tensão na convivência a dois.

Mesmo que muitos desses filmes sobre inteligência artificial pareçam abordar fatos distantes de nossa realidade, a grande maioria terá histórias concretizadas num futuro muito próximo. Por isso, é importante se preparar para o que está por vir e assumir uma posição de liderança nesse novo contexto de transformação digital.

Agora que você conhece alguns filmes de Inteligência Artificial e Big Data que podem te ajudar a vislumbrar essa nova realidade, assine nossa newsletter e saiba como se adaptar!