Big Data na Copa do Mundo

Não, você não leu errado! Em época de copa mundo, só se fala nisso e até o Big Data tem uma função bastante interessante, atuando diretamente no universo do futebol.

O blog Five Eight Thirty Sports divulgou uma ferramenta online e interativa que mostra as chances que cada seleção tem de conquistar a Copa do Mundo.

O sistema foi lançado no final de 2009 justamente com o objetivo de definir os favoritos na Copa de 2010, na África do Sul. Para isso, o SPI usou como base dados de resultados passados de cada equipe, rivalidades históricas, times em que estavam os jogadores,, os potenciais ofensivo e defensivo de cada lado, entre outras informações – e parece ter recebido melhorias para a competição deste ano.

O algoritmo leva em conta o fator “distância percorrida”, já que o fuso horário e o cansaço de uma viagem poderiam, em teoria, influenciar diretamente no desempenho da equipe, mas apenas na teoria.

A nova ferramenta baseada no SPI está disponível no blog do FEIS e prevê inicialmente quais seleções passarão da primeira fase. As porcentagens de vitória, empate ou derrota das seleções em cada uma das partidas são mostradas em  tabelas.

O resultado é relativamente óbvio – o Brasil é o favorito, com 45,2% de levar a taça –, mas a forma como ele foi obtido é bastante interessante: os cálculos foram feitos pelo algoritmo Soccer Power Index, desenvolvido por Nate Silver, editor-chefe da página, junto com a emissora ESPN.

Quem achou que o Big Data poderia ser usado apenas no universo dos negócios, enganou-se completamente. Em Copa do Mundo até ferramentas de análises estatísticas são utilizadas.

Fonte: InfoAbril

Blog Five Eight Thrty Sports: http://fivethirtyeight.com/interactives/world-cup/

 

infomev

Write a Reply or Comment