✆  55 (11) 3382-1503    |   ⌧  comercial@infomev.com.br       

Análise Preditiva aplicada na área de marketing

Você já deve ter ouvido falar sobre a análise preditiva, mas será que você, de fato, sabe o que é, para que serve e quais os benefícios ela pode trazer quando usada, corretamente, na área de marketing?

A análise preditiva é a utilização de dados e algoritmos estatísticos com o objetivo de identificar a probabilidade dos resultados baseados com os dados históricos. O resultado é facilitar a tomada de decisão e escolher as melhores ações.

Os modelos preditivos utilizam os resultados conhecidos para desenvolver um modelo que possa ser usado para prever valores para dados diferentes ou novos. Os resultados da modelagem em previsões que representam a probabilidade da variável-alvo com base na importância estimada a partir de um conjunto de variáveis de entrada. Isso é diferente dos modelos descritivos, que ajudam a entender o que aconteceu, ou dos modelos de diagnóstico, que ajudam a entender as principais relações e a determinar por que algo aconteceu.

Com a utilização de software interativo e fácil de usar se tornando cada vez mais predominante, a análise preditiva não é mais apenas o domínio de matemáticos e estatísticos. Os analistas de negócios e especialistas na linha de negócios também estão usando essas tecnologias.

Quanto utilizada na área de marketing, a análise preditiva pode ajudar os profissionais a entender em profundidade os clientes. Muitas organizações usam a análise de dados para determinar o comportamento ou compra dos clientes e identificar oportunidades de vendas cruzadas. Quando usado corretamente, o modelo preditivo ajuda as empresas a atrair, reter e desenvolver clientes mais rentáveis.

Fonte: sas.com